Monday, September 6, 2010

a parábola das mulheres tolas e prudentes

Vasculhando no The Hermitage, olha o que encontrei!

Parable of the Wise and Foolish Virgins, Circa 1616,

por Francken, Hieronymus II

Dá pra ver as cartas do tarô ali no chão? Me chamou a atenção.

Essa imagem retrata a parábola das mulheres tolas e prudentes (ou das dez virgens), uma das últimas contadas por Jesus antes de morrer (ver > Matheus 25:1-13).

Eu nunca tinha ouvido falar, vocês já? Pesquisando, e resumindo absurdamente, as dez virgens iam se casar, estavam esperando os noivos. Mas as cinco tolas não estavam preparadas para a espera, levaram pouco azeite para manter suas lamparinas acesas, e o tempo foi passando, passando, e nada dos noivos. Daí o azeite da lamparina delas acabou e, pumba, a lamparina delas apagou.O que as tolas fizeram? Pediram a lamparina das sábias emprestada. Mas as sábias não emprestaram não, sabe por quê? Porque quem sabe sabe, cada um com a sua lamparina. As sábias tinham azeite suficiente para uma possível demora de dias e dias, estavam super, mega preparadas. Quando os noivos chegaram, foi com elas que eles casaram, enquanto as tolas dormiram no ponto. Acabou a parábola. Pronto.

Voltando a pintura, talvez Francken tenha elegido o tarô com uma forma das mulheres sábias previrem que precisariam de mais azeite, para esperar mais tempo (por seus noivos na parábola, pela própria salvação, como é por fim toda parábola da bíblia, ou não).

Eis o resumo da ópera > “Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora”.

Está certo que eu dei um search em 'tarô', como de costume, mas sei lá...caiu nisso daí, talvez tenha algum significado, pensei compartilhar.

+ do mesmo:
Aqui > http://www.mckenziestudycenter.org/bible/articles/virg.html
E tem + muita coisa em português também, de interpretação apostólica romana, Au, mas tem.