Monday, September 6, 2010

a parábola das mulheres tolas e prudentes

Vasculhando no The Hermitage, olha o que encontrei!

Parable of the Wise and Foolish Virgins, Circa 1616,

por Francken, Hieronymus II

Dá pra ver as cartas do tarô ali no chão? Me chamou a atenção.

Essa imagem retrata a parábola das mulheres tolas e prudentes (ou das dez virgens), uma das últimas contadas por Jesus antes de morrer (ver > Matheus 25:1-13).

Eu nunca tinha ouvido falar, vocês já? Pesquisando, e resumindo absurdamente, as dez virgens iam se casar, estavam esperando os noivos. Mas as cinco tolas não estavam preparadas para a espera, levaram pouco azeite para manter suas lamparinas acesas, e o tempo foi passando, passando, e nada dos noivos. Daí o azeite da lamparina delas acabou e, pumba, a lamparina delas apagou.O que as tolas fizeram? Pediram a lamparina das sábias emprestada. Mas as sábias não emprestaram não, sabe por quê? Porque quem sabe sabe, cada um com a sua lamparina. As sábias tinham azeite suficiente para uma possível demora de dias e dias, estavam super, mega preparadas. Quando os noivos chegaram, foi com elas que eles casaram, enquanto as tolas dormiram no ponto. Acabou a parábola. Pronto.

Voltando a pintura, talvez Francken tenha elegido o tarô com uma forma das mulheres sábias previrem que precisariam de mais azeite, para esperar mais tempo (por seus noivos na parábola, pela própria salvação, como é por fim toda parábola da bíblia, ou não).

Eis o resumo da ópera > “Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora”.

Está certo que eu dei um search em 'tarô', como de costume, mas sei lá...caiu nisso daí, talvez tenha algum significado, pensei compartilhar.

+ do mesmo:
Aqui > http://www.mckenziestudycenter.org/bible/articles/virg.html
E tem + muita coisa em português também, de interpretação apostólica romana, Au, mas tem.

4 comments:

  1. Misturar mulher e azeite dá ocasião a mil chulidades. Vou pulá-las. Gostei da pintura e do alaúde, e compartilho: http://www.youtube.com/watch?v=249RPt4NbAA.

    ReplyDelete
  2. que bonito, Orlando. nunca tinha escutado um alaúde. obrigada.

    ReplyDelete
  3. Urquiza, R23.9.10

    Eu morro de vontade de te ler mais.

    ReplyDelete
  4. Urquiza! Sou um tanto relapsa aqui com esses comentários. Acabei de retomar a ferramente que avisa por email. Querido, muitas saudades.

    ReplyDelete